Glossário
Diminuir Fonte Aumentar Fonte VoltarVoltar ImprimirImprimir EmailEmail PDF DownloadDownload Compartilhe
A  B  C   F   M  N  P  R  S  T  



A

Alto Forno: Equipamento utilizado para produção do ferro metálico sob a forma de ferro gusa a partir de óxidos de ferro por meio da utilização de coque e/ou carvão vegetal como redutor, gerando como produto o ferro gusa líquido e/ou sólido como sub-produto a escória também líquida e/ou granulada.

B

Beneficiamento: Processo de britagem, concentração e classificação de minérios através de processos físicos e químicos a fim de obter o minério ou mineral na qualidade desejada.

C

Carvão de Coque ou Carvão Coqueificável: Hulha betuminosa com uma qualidade que permite a produção de coque adequado para o suporte de uma carga do alto-forno. Normalmente utilizado em fornos de coque para fins metalúrgicos, como a produção de ferro gusa.

Carvão Térmico: Tipo de hulha adequada à geração de energia após suas propriedades de vaporização. Utilizada nas estações de energia térmica.

Carvão Vegetal: Substância obtida por meio da carbonização da madeira, lenha ou resíduo florestal.

Concentração: Processo industrial baseado em tratamentos físicos, químicos ou biológicos para o aumento do teor do elemento do interesse do mineral desejado.

Coque: Produto obtido através de processo industrial que promove a transformação do carvão coqueificável em coque.


D

Direito de Lavra: Concessão de lavra, a qual tem, por título, portaria assinada pelo DNPM, a qual permite o aproveitamento industrial da jazida, desde a extração das substâncias minerais úteis que contiver, até o seu beneficiamento.

F

Ferro Esponja: Minério de ferro, granulado ou em pelotas, convertido pelo processo de Redução Direta, utilizado principalmente como substituto da sucata na fabricação de aço em forno elétrico. Também conhecido pela sua sigla em inglês, DRI (Directly Reduced Iron).

FEB: Ferro Esponja Briquetado. Ferro-Esponja que foi processado em briquetes. Também conhecido pela sua sigla em inglês, HBI (Hot Briquetted Iron).

Ferro-Liga: Ligas de ferro que contêm um ou mais elementos químicos. Utilizadas para adicionar esses outros elementos ao metal fundido, normalmente na fabricação do aço. Os principais ferro-ligas são de cromo, manganês e silício.

Ferro Gusa: Produto obtido em alto-forno à base de coque ou carvão vegetal.

Finos: Minério de ferro com partículas inferiores a 6,35 mm de diâmetros e superiores a 0,15 mm. São adequados para a sinterização. Quando inferiores a 0,074 mm são adequados à pelotização (ver Ultra-finos).

G

Granulado de Alto-Forno: Minério de ferro com tamanho das partículas entre 6,35 mm a 50,0 mm de diâmetro, com características químicas e metalúrgicas adequadas para ser carregado diretamente no alto forno.

Garantia Real: Aquela constituída por gravame sobre determinado bem imóvel de propriedade do devedor.

Gravame: Ato que impede a negociação de determinado imóvel, junto ao Registro de Imóveis, evitando-se que possa ser vendido ou alienado.


M

MT: Milhões de toneladas.

Mtpy: Milhões de toneladas por ano.

Topo
N

Navio Cape Size: Embarcação adequada para o transporte de granéis sólidos com capacidade de transporte entre 120.000 toneladas e 180.000 toneladas de carga líquida.

Navio Panamax: Embarcação adequada para o transporte de granéis sólidos com capacidade de transporte entre 50.000 toneladas e 75.000 toneladas de carga líquida.

Navio VLOC: Embarcação adequada para o transporte de granéis sólidos com capacidade de transporte acima de 300.000 toneladas de carga líquida.

P

Pelotas: Produto formado por partículas de minério de ferro ultra-finas, aglomeradas com tamanho entre 8mm e 18mm e qualidade adequada para um processo de redução dos óxidos de ferro em ferro metálico (ferro gusa ou ferro esponja).

Pellet Feed: Minério fino para pelotização.




Redução Direta: Processo que remove oxigênio do minério de ferro sem fusão.



Recursos Indicados: Recurso Mineral Indicado: é uma parte do recurso mineral na qual a quantidade, grau ou qualidade, densidade, formato e características físicas podem ser estimadas com um nível de precisão suficiente para permitir a aplicação da técnica e parâmetros econômicos apropriados, a fim de embasar o plano de mineração e a avaliação da viabilidade econômica do depósito.

Recursos Inferidos: Recurso Mineral Inferido: é uma parte do recurso mineral na qual a quantidade, grau ou qualidade, densidade, formato e características físicas podem ser estimadas por evidências geológicas, amostras limitadas e razoavelmente aceitas, mas não sendo verificadas a continuidade geológica e o grau.

Reserva Mineral: Reserva Mineral é subdividida para aumentar a certeza nas Reservas Prováveis e nas Reservas Comprovadas. As Reservas Prováveis tem um menor grau de certeza do que as Reservas Comprovadas.

Reservas Comprovadas (mensuradas): Reserva Mineral Comprovada é a parte econômica mineral da Reserva Mineral Medida demonstrada no estudo de viabilidade preliminar. Este estudo deve incluir informações corretas de mineração, processamento, metalurgia, economia, além de outros fatores relevantes que demonstrem e justifiquem ao tempo do relatório a extração econômica.

Reservas Prováveis (indicadas): Reserva mineral Provável é a parte mineral econômica do Recurso Indicado, e em algumas circunstâncias do Recurso Medido demonstrado por, pelo menos, um estudo de viabilidade preliminar. Este estudo deve incluir informações corretas de mineração, processamento, metalurgia, economia, além de outros fatores relevantes que demonstrem e justifiquem ao tempo do relatório a extração econômica.

S

Sinter Feed: Finos de minério para sinterização.


Sinterização: Aglomeração de partículas de minério de ferro fundente através da queima de finos de carvão.




T

TKU: Toneladas líquidas por quilômetro útil, ou seja, o peso das mercadorias transportadas excluindo o peso do vagão.

Tonelada: Unidade de medida de massa, equivalente a 1.000 quilogramas.

Tonelada Longa: Unidade de medida de massa, equivalente a 1.065,05 quilogramas.



U

Ultra-Finos: Partículas de minério de ferro ultra-finas, com menos de 0,074 mm, geradas pela lavra, beneficiamento e manuseio.

Unidades de Ferro: Medida do teor de ferro no minério de ferro que é equivalente a 1% do conteúdo de ferro em uma tonelada de minério de ferro.

Fale com RI
Fale com a MMX e tire suas dúvidas ou envie sugestões. Clique aqui
Alertas RI
Receba alertas da MMX e mantenha-se informado.
Copyright © 2010 MMX
Todos os direitos reservados
Política de Privacidade | Termos de Uso
RIWeb